Bem-vindo ao blog Juntos desde 1957. Aprende Geografia e diverte-te!

.

sábado, 17 de abril de 2010

União Europeia: origem e evolução


Após o final da Segunda Guerra Mundial, como forma de fuga do nacionalismo, caminhou-se para a integração europeia. A primeira tentativa para unir os países europeus foi a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (1951). Os membros fundadores da Comunidade foram a Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Alemanha Ocidental.
O segundo passo foi a assinatura do tratado de Roma (1957), o que manteve a cooperação no âmbito da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e criou a Comunidade Económica Europeia (CEE), com isto, instituiu-se a união aduaneira e a Euratom. Depois fundou-se um conjunto de instituições das três comunidades que foi chamado como Comunidades Europeias (CE).
Em 1973, de forma a incluir a Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido a Comunidade Europeia é alargada. Realizaram-se as primeiras eleições para o Parlamento europeu em 1979.
A Grécia aderiu em 1981, e a Espanha e Portugal em 1986. O facto de não termos necessidade de apresentar passaportes na maioria dos Estados-membros deve-se à criação de uma Europa sem fronteiras estabelecida pelo Acordo de Schengen (1985). A bandeira europeia começou a ser utilizada e o Acto Único Europeu foi assinado em 1986.
Após a queda do Cortina de Ferro (1990) a antiga Alemanha Oriental tornou-se parte da Comunidade. Os critérios de Copenhaga para os Estados candidatos à adesão à União Europeia foram acordados com o alargamento para a Europa Central e Oriental.
Foi formalmente criada a União Europeia quando o tratado de Maastricht entrou em vigor (1 de Novembro de 1993), a Áustria, Suécia e Finlândia juntaram-se em 1995.
Em 2002 o euro tornou-se a moeda única em 12 dos Estados-membros.
Malta, Chipre, Eslovénia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Eslováquia e Hungria aderiram à União Europeia em 2004. Em 2007 foi a vez da Roménia e da Bulgária. Para substituir a Constituição Europeia foi assinado o Tratado de Lisboa (Dezembro de 2007). Mas em Junho de 2008 foi rejeitado pelos eleitores irlandeses, e só depois, com a aprovação pela República Checa (3 de Novembro de 2009) foi concluída a ratificação do Tratado de Lisboa e entrou em vigor a 1 de Dezembro de 2009.
Em 22 Dezembro de 2009 a Sérvia apresentou a candidatura oficial de adesão à União Europeia.
Carina, Cristiana, Suse e Tânia

Sem comentários:

Enviar um comentário